sábado, 26 de dezembro de 2009

Walk Awhile in My Shoes – Ande um pouco com os meus sapatos – parte 12

Será que os nossos critérios para escolha de candidatos a promoção está sendo adequado? Será que os candidatos conhecem as regras?

“Sobre Seleção e Promoção...”

... NA VISÃO DO GERENTE
Quando o assunto é selecionar pessoas para promoção, tarefas especiais ou algo do gênero é duro ganhar. Duro, é claro, se eu prestar alguma atenção sobre o que os candidatos pensam.
Aqui está o cenário: Dez pessoas estão competindo por Uma promoção. Não importa quem eu escolha, uma pessoa achará que eu fiz a escolha certa e as outras nove acharão que eu falhei. Se você for a pessoa que eu escolhi, provavelmente irá sugerir que eu não preste atenção ao que os outros pensam. Certamente, se você não foi selecionado irá, sem dúvida, questionar os motivos que me levaram a fazer uma seleção que tanta gente acha que foi errada. Conseguiu perceber?
Há muito mais coisas em uma decisão de seleção do que você possa imaginar. Algumas vezes, pode parecer que eu escolhi uma pessoa de quem gosto. Bem, isso pode chocar você, mas é verdade! Mas o fato de eu gostar dessa pessoa é determinado pelo peso de muitos fatores, como habilidades técnicas, habilidades interpessoais, o que nós estamos precisando agora, o que iremos precisar no futuro, o desempenho passado, senioridade, aspectos de diversidade, interesses, habilitações e muito mais. Você não tem que usar os mesmos critérios para determinar de quem você gosta.
Então, se você está tentado a questionar minhas decisões de seleção e promoção, lembre-se deste simples fato: eu tenho que conviver com a pessoa que escolhi, assim como você. Não há maneira para selecionar alguém que eu não ache que poderia dar conta do trabalho de forma adequada.
Quando o assunto for seleção e promoção, tente ....
ANDAR UM POUCO COM OS MEUS SAPATOS.

Baseado no livro Walk Awhile in my Shoes, traduzido e adaptado com permissão exclusiva da Performance Systems Corporation para a Bahia Consult

Nenhum comentário:

Postar um comentário