terça-feira, 11 de maio de 2010

Recursos Humanos para quem não é da área

Agora que o candidato se transformou em funcionário, ou colaborador como preferem chamar algumas empresas, vamos cuidar de sua INTEGRAÇÃO. Contamos com a opinião de todos os leitores concordando, discordando ou acrescentando pontos de vista.

INTEGRAÇÃO

PROCESSO DE INTEGRAÇÃO

Dentre outras, o Dicionário Aurélio define a palavra INTEGRAR como: JUNTAR, TORNANDO PARTE INTEGRANTE, REUNIR, INCORPORAR.

Esta talvez seja a função mais importante dos ocupantes de cargos de chefia.

O processo de integração se inicia antes mesmo da admissão formal do candidato quando se está fazendo o acerto de expectativas. Aproveite este momento para começar a falar sobre a empresa, principalmente sobre algumas peculiaridades específicas que a tornam distinta das demais (rituais, simbolismos, idioma oficial – se for o caso).

Cumprida esta etapa e, com o novo funcionário já admitido, nos primeiros dias de trabalho (mas não só nos primeiros dias), o superior imediato deve estar sempre disponível para ele.

Ponha-se no lugar dele, imagine o nível de ansiedade e insegurança do recém admitido no novo emprego. Apresente-o aos novos colegas, bem como às pessoas das outras áreas com as quais ele potencialmente irá interagir.

Ao longo do tempo e, na medida do possível, ele deve ser apresentado aos outros colegas da empresa.

Forneça-lhe informações sobre como conseguir XEROX, correspondências, telefonemas, horário de trabalho, cartão ponto (e a maneira correta de utilizá-lo), local e horário de almoço (se possível almoce com ele e os colegas da área nos primeiros dias), etc.

Mostre-lhe o organograma da empresa, nominando os responsáveis e o que faz cada área.

Dê a ele uma visão geral da empresa, considerando origem, histórico e perspectivas futuras. Clarifique com ele a missão, visão, valores e objetivos da empresa, bem como a sua política interna.

Não se esqueça de que, no primeiro dia, deve ser entregue todo o material que irá necessitar para desempenhar sua atividade.

LEMBRE-SE SEMPRE QUE: INTEGRAR SERES HUMANOS PARA O ATINGIMENTO DOS OBJETIVOS EMPRESARIAIS É A PRINCIPAL FUNÇÃO DOS DETENTORES DE CARGOS DE COMANDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário