segunda-feira, 24 de maio de 2010

Recursos Humanos para quem não é da área

Complementando o post da semana anterior, continuamos falando um pouco mais sobre Treinamento

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO Parte 2

- De Quem é a responsabilidade afinal?

APRENDIZAGEM DO ADULTO

Vamos definir o conceito de Aprendizagem como o processo de aquisição de conhecimentos (saber), habilidades (saber fazer) e atitude (querer fazer). Portanto, toda vez que estivermos falando em treinamento, teremos como objetivo conseguir uma efetiva Aprendizagem.

Dentro deste enfoque, vale a pena levantar alguns pontos a serem observados quando estivermos tratando da aprendizagem de adultos:

1. Adultos têm que querer aprender;

2. Diferentemente das crianças, os adultos não aprenderão qualquer coisa somente porque alguém disse que precisavam aprender. Eles precisam desejar uma nova habilidade ou adquirir conhecimentos;

3. Adultos aprenderão somente quando sentirem necessidade de aprender.

É importante que adultos, ao término da atividade de aprendizagem, saiam com o sentimento de que ganharam algo útil para eles;

4. Adultos aprendem melhor fazendo;

5. Adultos precisam ter a oportunidade de usar aquilo que aprenderam antes que se esqueçam e se dilua em sua memória. Alguns estudos indicam que após 24 horas eles esquecem 50% do que ouviram no dia anterior e, após duas semanas, esquecem mais 25% do que foi aprendido;

6. Adultos aprendem solucionando problemas reais;

7. A experiência anterior, afeta a aprendizagem de adultos. Eles relacionam os novos conhecimentos com aquilo que conhecem efetivamente. Eles constroem sua aprendizagem sobre aquilo que conhecem;

8. Adultos aprendem melhor em um ambiente informal;

9. Adultos respondem positivamente a vários métodos de ensino;

10. Adultos necessitam de orientação e não de graus (notas). Eles precisam saber como estão indo, que progresso estão fazendo. Eles podem e devem medir seu próprio progresso, desde que conheçam os parâmetros estabelecidos.

Dentre as técnicas utilizadas para o treinamento de adultos, a que incorpora a maior parte dos itens acima descritos é a Andragogia, ou seja, a ciência de aprendizagem do adulto, baseada em auto-direcionamento, experiência, prontidão para aprendizagem e focalização de problemas.

Não podemos nos esquecer de que a aprendizagem ocorre por meio dos cinco sentidos, que são fundamentais para a fixação de idéias. São eles: Visão, Audição, Tato, Olfato e Paladar.

Ao planejarmos qualquer atividade de aprendizagem, devemos ter em mente quais os melhores canais a serem utilizados. Quanto maior o número de sentidos envolvidos, maior a aprendizagem.

E de quem é a responsabilidade afinal?

No nosso entender ela é totalmente compartilhada entre a empresa e o trabalhador, pois, ao treinar o empregado, a empresa melhora a sua produtividade, qualidade, etc.. E o trabalhador também ganha, pois os conhecimentos que ele adquire ao ser treinado passam a ser dele, e podem ser usados tanto na empresa atual como em qualquer outra.

Um termo muito interessante é a chamada Empregabilidade, que é definida como a capacidade dos indivíduos de produzir remuneração, não só em forma de salário, mas de qualquer outro tipo, atuando como Consultor Autônomo, por exemplo. As pessoas devem ter sempre isso em mente e buscar continuamente o seu desenvolvimento, seja ou não com a ajuda da empresa.

Como já dissemos, os adultos só aprendem aquilo que lhes interessa. Antes de indicar alguém para um treinamento, verifique se há interesse por parte do treinando, do contrário iremos jogar dinheiro e tempo fora.

Com um pouco de disposição e boa vontade de ambas as partes, poderemos realizar treinamentos que tragam ótimos resultados para todos.

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