quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Coaching, uma técnica Milenar

A discussão começa com a origem da palavra, que muitos atribuem a COCHE, uma espécie de carruagem no século XIX usada para transportar as pessoas de um lugar a outro, outros atribuem a Treinador, Coache e, recentemente, vi uma que me pareceu bastante interessante origina-se da palavra inglesa COAX, cujo significado é: influenciar, persuadir com palavras e me parece a que mais se aproxima do verdadeiro significado de COACHING.

E sua origem milenar, remonta a Grécia, no século V antes de Cristo, quando nasceu Sócrates, o filósofo que só fazia perguntas, sem dar nenhuma resposta e, ele chamou esta técnica de Maiêutica, que significava o trabalho de parto, que era a atividade de sua mãe.

Dois pontos muito interessantes da abordagem socrática:

- Ele se inspirava em uma inscrição do oráculo de Delfos, erguido em homenagem ao deus Apolo que dizia: Conhece-te a ti mesmo;

A outra referia-se a ele mesmo: Só sei que nada sei.

Com base no que acreditava, ele vivia, não somente buscando conhecer a si mesmo, como também ajudando os outros a se descobrirem. Esta é a base do processo de Coaching, ajudar o seu cliente a desenvolver seu processo interior e, para fazer isso, o Coach não precisa saber as respostas e sim, saber perguntar.

Para quem quiser se aprofundar um pouco mais sobre o pensamento socrático, além das obras clássicas, eu recomendo um livro: À maneira de Sócrates de Roland Gross, Editora Best Seller.

Mais uma curiosidade, alguém sabe por que Sócrates nunca escreveu uma linha sequer? No próximo post eu respondo.

Divirtam-se

Um comentário:

  1. Legal Tio,
    Eu acreditava que o termo vinha do termo inglês "treinador" mesmo. Bacana.

    ResponderExcluir