segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Estou de Volta

Primeiramente, um Feliz 2012 a todos!

Durante o ano de 2011 fui extremamente indisciplinado no que diz respeito ao Blog, fugindo completamente do meu propósito inicial de publicar uma vez por semana. Peço desculpas pela minha falha.

Como é de praxe, sempre fazemos as nossa resoluções para o ano novo. Fui inspirado por minha filha (Melina), que, no ano passado se comprometeu com um projeto de postar uma foto nova por dia, durante 365 dias, e cumpriu religiosamente. Assim, meu projeto para 2012 é atingir 52 publicações - ou uma por semana, pelo menos.

Como iniciei o Blog com a série “Ande um pouco com os meus sapatos”, desta vez parte de minhas publicações será baseada no livro do renomado coach americano Marshall Goldsmith What got you here won’t get you there (estranhamente traduzido como Reinventando o seu próprio sucesso). O tema será Os 20 hábitos que os executivos devem abandonar. Nas 32 semanas, serão abordados outros temas de Liderança e Gestão. Os hábitos não serão publicados em sequência e sempre serão precedidos pelo seguinte pensamento: “Gastamos muito tempo ensinando líderes o que fazer. Não gastamos tempo suficiente ensinando líderes o que parar de fazer” – Peter Drucker.

--

Hábito 1 – “A Ilusão do Sucesso”

Este é um hábito que líderes que ocupam a mesma posição por muito tempo adquirem e se prendem fortemente a ele. Isto os impede de ver que o mundo muda e evolui, e que novas e melhores formas de fazer as coisas surgem a cada momento.

Um paradoxo bastante interessante é o tipo de pensamento destes líderes: “Eu atingi o sucesso e me comporto desta maneira, portanto, devo ter atingido o sucesso por me comportar assim”. O pensamento correto poderia ser: “Atingi o sucesso APESAR deste comportamento, portanto, tenho que mudar se quiser seguir adiante”.

Boa reflexão!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário