segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Os 20 hábitos que os executivos devem abandonar

Hábito 2– “Necessidade de Ganhar Sempre”

Baseado no livro de Marshall Goldsmith What got you here won’t get you there (estranhamente traduzido como Reinventando o seu próprio sucesso).

“Gastamos muito tempo ensinando líderes o que fazer. Não gastamos tempo suficiente ensinando líderes o que parar de fazer” – Peter Drucker.

Há uma linha muito tênue entre “ser competitivo” e “ser super-competitivo”. Vencer é importante quando vale a pena.

Argumentamos demais para fazer valer o nosso ponto de vista e nos esquecemos de fazer duas perguntas fundamentais:

1 - Para onde essa discussão está nos levando?

2 - A energia que estou gastando vai nos levar a um resultado melhor?

Aproveito este momento para fazer, de público, um mea culpa. Eu tenho este hábito e estou tentando mudar, só quero levar adiante uma discussão quando sentir que o meu ponto de vista, além de ser correto, vai influenciar positivamente na situação, ou quando sentir que a sua não adoção pode causar prejuízo - respondendo SIM à pergunta número 2.

Lembrem-se, temos dois ouvidos e uma boca, vamos ouvir o dobro e falar a metade. Ou, colocando de outra forma: falar é “prata”; ouvir é “ouro”.

Eu já fiz a minha reflexão e estou buscando uma mudança. E você, já fez a sua?

Nenhum comentário:

Postar um comentário