segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Os 20 hábitos que os executivos devem abandonar

Hábito 3– “Agregar valor demais”

Baseado no livro de Marshall Goldsmith What got you here won’t get you there (estranhamente traduzido como Reinventando o seu próprio sucesso).

“Gastamos muito tempo ensinando líderes o que fazer. Não gastamos tempo suficiente ensinando líderes o que parar de fazer” – Peter Drucker.

Este hábito é uma variante do hábito anterior “necessidade de ganhar sempre”, muito comum nos líderes acostumados a dirigir áreas ou empresas e dar a palavra final.

Exemplificando: Uma pessoa que esteja sob sua liderança lhe apresenta uma ideia muito boa sobre determinado assunto, você acha a ideia muito boa mas não se contém e diz: “Excelente ideia, mas o que você acha de fazermos assim ...”

Quando isso acontece, por mais que a sugestão tenha sido boa para o projeto, ela deixa de ser de quem deu a ideia e passa a ser SUA.

Será que custa muito dizer “excelente ideia, leve adiante e me informe se precisar de alguma ajuda”?

Pense nisso: Se você incrementa a minha ideia em 5%, reduz o meu comprometimento em 50%.

2 comentários:

  1. Excelente provocação Humberto, especialmente neste momento em que o trabalho colaborativo desaparece o conceito de "dono da ideia", ou de "pai da ideia", uma vez que praticamente tudo é proposto em grupo.
    As poucas oportunidades em que um colaborador tem a chance de expressar, ou propor, uma ideia 100% original, própria e individual, isso deve ser valorizado pelo líder, a fim de resgatar, também, o empoderamento do indivíduo.

    ResponderExcluir
  2. Respondendo um pouco tardiamente, acho que todos devemos lutar a favor do trabalho colaborativo e, segundo Sören kierkegaard "Não há limites para o que você pode fazer, se não se importa com quem ficam os créditos"

    ResponderExcluir