domingo, 5 de fevereiro de 2012

Tive um chefe “psicopata”

Lendo uma matéria na VOCÊ S/A deste mês concluí qual era o perfil de um dos chefes que eu tive: Psicopata corporativo.

Como tive uma infinidade de chefes ao longo de minha “vida corporativa” não estou cometendo nenhuma indiscrição, meu objetivo é alertar as pessoas a prestarem atenção e tomarem cuidado.

Além das experiências que tive com ele, no período em que não era meu chefe e depois quando passou a ser, também conversei com ex-subordinados dele para ver qual a impressão que tinham. Eis o que “apareceu”, do que eu me lembro:

Característica 1: Jamais ele vai levantar a voz para você, o máximo que ele pode fazer é demonstrar a sua insatisfação na expressão facial e nas palavras;

Característica 2: Sempre fala em tom bem baixo; isto faz com que não haja testemunhas do que ele falou para você;

Característica 3: Sempre te pede para cuidar de uma tarefa cuja responsabilidade seria de outra pessoa, alegando que ela está completamente sem tempo (obviamente não avisa a pessoa);

Característica 4: Quando você chega à conclusão de que uma pessoa fez algo errado e fala com ele em tom afirmativo, ele concorda com você e demonstra somente pela expressão facial ou gestos, sem pronunciar uma palavra sequer, mesmo sabendo que você não está certo. Caso seja necessário, no futuro ele diz que jamais falou algo naquela situação;

Característica 5: Sempre que você está falando com uma pessoa de escalão superior, da própria ou de outra área ele quer saber qual era a conversa;

Característica 6: Sempre procura fazer projetos ou encampar ideias que agradem aos escalões superiores, sejam factíveis ou não; afinal, “marketing é marketing”, ele pensa;

Característica 7: Sempre muito amável e cordato nas reuniões da equipe, nunca entra em conflito aberto com qualquer participante;

Característica 8: Assume compromissos com terceiros em nome de algum membro da equipe e não comunica a este membro. Depois se desculpa com o membro da equipe, mas não diz à pessoa que ele não tinha feito o pedido;

Característica 9: Nunca dá 100% das informações de que você precisa para fazer o seu trabalho. Ao invés de dizer tudo de uma vez, vai aumentando a dose à medida que você faz a entrega, sempre dizendo que é um acréscimo solicitado depois;

Característica 10: Se alguém faz queixa para ele sobre qualquer membro da sua equipe ele pede para a pessoa documentar por e-mail (de preferência que mande a queixa direto para a pessoa com cópia para ele), com isso ele se arma para qualquer decisão que venha a tomar;

Característica 11: Procura se responsabilizar por atividades que os escalões superiores não gostem de fazer, não tenham aptidão ou não queiram se expor, o que garante sua sobrevivência.

Quando falei com minha filha sobre estas características, ela me deu uma ajuda extra, trazendo um livro de psicologia, que relatava estas características que mencionei, e uma referência eu gostaria de citar: “Alguns [psicopatas], acredita-se, fazem carreiras brilhantes de sucesso nas áreas militar ou de negócios” (Harrington, 1972).

A parte interessante é que o psicopata corporativo acha que as pessoas não conversam entre si, que não comentam os seus pedidos, que, ao descobrir o que faz com os outros, não extrapola para a sua própria situação.

Soube que este meu ex-chefe ainda está na empresa e, sem dúvida é a pessoa com maior capacidade de sobrevivência na organização. Aliás, é característica de todo psicopata que se preze garantir a sua “imortalidade corporativa

Será que você já teve um chefe assim? Sinta-se livre para comentar.

Boa reflexão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário