domingo, 11 de março de 2012

Os 20 hábitos que os executivos devem abandonar–Hábito 6

Baseado no livro de Marshall Goldsmith What got you here won’t get you there (estranhamente traduzido como Reinventando o seu próprio sucesso).

“Gastamos muito tempo ensinando líderes o que fazer. Não gastamos tempo suficiente ensinando líderes o que parar de fazer” – Peter Drucker.

“Começar com um NÃO, MAS ou ENTRETANTO”

Não importa se o tom de voz ou a expressão facial é a mais simpática possível, começar as frases com estas expressões, ou similares, em 99% das vezes é bem desagradável.

Tenho visto algumas variações interessantes: Sim...Não! ou o inverso Não... Sim! Imagine que confusão na cabeça do interlocutor!

Este hábito é uma variante do “Agregar valor demais” pois, você está dando ao seu interlocutor a sua desaprovação parcial ou, se quisermos ser “politicamente corretos”, a sua aprovação parcial.

Faça um esforço quando estiver tentado a usar uma destas expressões e, se for o caso apenas agradeça de maneira sincera, o comentário feito. Faça isso e veja como seus relacionamentos comerciais e pessoais irão melhorar.

Caso você sinta que o assunto mereceria um retoque, procure a pessoa mais tarde e diga: Estive pensando no que você me falou e fiquei com algumas dúvidas sobre.....

Vamos ser positivos em nossos relacionamentos.

Boa reflexão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário