domingo, 6 de maio de 2012

Os 20 Hábitos que os executivos devem abandonar–Hábito 10

Baseado no livro de Marshall Goldsmith What got you here won’t get you there (traduzido como Reinventando o seu próprio sucesso).

“Gastamos muito tempo ensinando líderes o que fazer. Não gastamos tempo suficiente ensinando líderes o que parar de fazer” – Peter Drucker.

“Reter informações”

Na era do conhecimento, informação é realmente um sinônimo de poder, e reter informações é absolutamente impensável.

Reter informações intencionalmente é o oposto de adicionar valor, é destruir valor.

Reter informações, por qualquer que seja a razão, raramente nos leva a um resultado positivo. Existem duas razões que levam as pessoas a reter informações: uma é “para cumprir objetivos específicos” e outra é “por não considerar o compartilhamento importante”. Vou me limitar à segunda razão, pois a primeira diz respeito a caráter e valores, o que não pretendo discutir neste momento.

Devemos criar o hábito de compartilhar informações ou, no mínimo, perguntar: “Quem mais precisa desta informação?” Se formos a fonte da informação, devemos passar a quem precisa dela. Se não formos, devemos perguntar, educadamente, “Você passou esta informação a todos que precisam dela?”

Para facilitar um pouco, imagine estas situações:

- Uma reunião da qual você deveria participar e não foi convidado;

- Um e-mail que você não recebeu cópia;

- Uma informação que facilitaria sua decisão e você não recebeu a tempo.

Nas três situações, o simples compartilhamento de informações importantes teria evitado muitos problemas. Assim, sempre vale a pena nos perguntarmos: Será que todas as pessoas que precisam desta informação a receberam?

Informação é algo que você não perde quando dá a alguém. Pelo contrário: multiplica-se.

Vamos refletir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário